Carregando
Inteligência Artificial (IA) ou Artificial Intelligence (AI) é um avanço tecnológico que usa a mente humana como referência para seu desenvolvimento lógico, entretanto nossa construção de pensamento não é tão lógica, pois dependendo da sua criação, influência social, estudos e entre outros , as pessoas tendem a ter linhas de pensamento diferentes.
É por isso que na IA o que deve ser levado em conta é como a máquina responde a entrada de informações, ou seja, o que importa é o resultado final e não como ela fez para alcançá-lo.
Machine Learning (aprendizado de máquina) é um conceito aliado a IA e por esse motivo ele está cada vez mais em destaque, porém, poucas pessoas compreendem a ideia.
Ele pode ser classificado como a ideia de que máquinas e sistemas conseguem alterar automaticamente seu comportamento baseado em sua própria experiência, ou seja, a interferência humana é mínima.
Aprendizagem profunda ou deep learning é um subconjunto do machine learning, ele ensina o computador a aprender sozinho e a executar tarefas semelhantes às dos seres humanos e para isso ele conta com uma rede neural artificial com três ou mais camadas. Esse semelhante do ML estimula muitos aplicativos e serviços de IA melhorando sua automação.
Uma obra audiovisual pode ser classificada como um meio de comunicação com ou sem som. Com o imediatismo da criação de vídeos para as redes sociais, os produtores estão produzindo conteúdos cada vez mais elaborados.
É aí que entra a Inteligência Artificial (IA), ela vem para revolucionar áreas como as de tecnologia de fala, processamento de imagem e processamento de linguagem natural. Seu uso facilita processos, aumenta a produtividade e reduz custos, permitindo a segmentação automática de vídeos, reprodução de diferentes vozes e até a criação de uma lista de palavras baseadas em seu segmento.
Uma Inteligência Artificial (IA) pode desempenhar muitas funções, mas a principal é a aptidão de imitar o comportamento humano e desenvolver soluções que facilitem a nossa vida.
Diversas plataformas de streaming usam essa tecnologia para coletar dados e recomendar conteúdos para seus usuários, outro exemplo são as traduções de textos que estão cada vez mais claras.
Apesar da modernização das empresas ser um dos usos mais evidentes dessa tecnologia, a área da saúde já está se beneficiando com esses recursos.
Não é novidade que com os avanços da tecnologia o design vem se automatizando, algumas profissões estão sumindo e muitos profissionais foram substituídos por programas e softwares.
Essas mudanças estão acelerando e empresas já estão usando algoritmos para criar sua própria comunicação visual, um exemplo disso é a Netflix. É preciso tomar cuidado para que essa automação não deixe o design sem identidade.
Use a Inteligência Artificial para otimizar seu tempo e realizar atividades braçais como: criar estilos visuais generativos, personalizar a experiência do usuário em websites e etc. Isso dará a você mais tempo para tomar decisões estratégicas, é o momento de identificar as oportunidades e trabalhar em conjunto com a tecnologia.
Curtiu esse conteúdo? Continue conosco e receba as novidades do design, branding e das últimas atualizações e tendências desse mercado.
Acesse aqui.
Ficha Técnica:
Texto de: Beatriz Júnia
Manipulação da imagem de capa: Sasha Ingrid
Banco de Imagens:
Envato e Freepik